Tudo o que você precisa saber sobre marketing industrial para piscinas de fibra

Como você pode ter visto em alguns posts daqui do blog, é essencial trabalhar com a persona, ou seja, a representação do seu cliente ideal. Geralmente, uma indústria conta com uma persona para marketing B2C (business to client) e outra B2B (business to business). Para a segunda, você deve trabalhar o marketing industrial.

Já ouviu falar nesse conceito? Pois acredite: ele pode ser trabalhado tanto on quanto offline. Neste post, você entenderá o que é marketing industrial, qual é a sua importância e como fazê-lo voltado para fábricas de piscinas de fibra. Confira!

O que é marketing industrial?

É o marketing feito de empresas para empresas, ou seja, B2B. Em vez de voltar as suas ações para o cliente final, você deve voltá-la para as organizações que lidam com o seu produto antes dele chegar no consumidor.

Seu objetivo não é só atrair potenciais clientes, mas mostrar porque o seu produto é a melhor solução e fidelizar quem já trabalhou com a sua empresa. E convenhamos: para uma indústria, não é nada vantajosa uma relação que começa e termina em uma compra.

Qual é a importância do marketing industrial para o segmento de piscinas de fibra?

Uma relação entre indústria e empresa deve ser duradoura, porque envolve uma grande compra de produtos que, depois, servirá para a aquisição de outros itens. No caso da piscina de fibra, trata-se de um produto que deve durar por muito tempo e receber manutenção periódica.

Quando você negocia com um clube, por exemplo, a ampliação ou abertura de filiais também significa a compra de piscinas. Portanto, nesse caso, a relação de longo prazo acontece, mas de maneira diferente.

Além disso, o trabalho de indústrias envolve um número muito maior de pessoas.

Mas como o marketing industrial ajuda nessa relação?

Ele será responsável por divulgar, informar e argumentar sobre como a sua piscina de fibra é a melhor solução para clubes, condomínios, apartamentos e até casas luxuosas. Além disso, garantirá que o potencial cliente perceba que a relação comercial será lucrativa a longo prazo. Aí ele terá a certeza de que a negociação será interessante.

O consumidor de hoje é mais exigente. Ele pesquisa sobre o produto, as suas funcionalidades e, claro, as críticas de outros usuários. Só assim tem a certeza de que poderá comprá-lo.

Quando a relação é entre duas empresas, o nível de exigência aumenta significativamente. Afinal, quando lidamos com piscinas de fibra, o produto de sua indústria afetará a vida de milhares de pessoas. Portanto, o valor agregado deve ser percebido tanto pela empresa quanto pelo consumidor final.

Demonstrar credibilidade, segurança e valor é essencial. E o marketing industrial é responsável por isso.

Como fazer marketing industrial para piscinas de fibra?

Veja como usar estratégias de marketing industrial para divulgar o seu produto para outras empresas:

Trabalhe com números e estatísticas

Quando falamos de B2B, não lidamos com “sonho de consumo”. Aqui, o que vale não é a impressão que o produto pode causar, mas sim os resultados concretos que traz para outras empresas.

Além disso, o cliente entende sobre o seu produto, conhece os diferentes tipos de piscina e sabe porque as de fibra são as mais indicadas para o negócio dele.

Portanto, em vez de retórica, é hora de utilizar dados.

Estatísticas, tendências de mercado, pesquisas e toda a sorte de informações vindas de instituições confiáveis servirão de referência. Quando o potencial cliente pesquisar em seu site, blog ou redes sociais, perceberá que você não diz apenas que o seu produto é bom, mas prova que é a melhor solução para o negócio dele.

Estude a concorrência

Trabalhar com marketing industrial também é entender como age a concorrência. É uma forma de perceber a abordagem que ela utiliza com outros clientes e analisar se realmente dá certo. Além disso, você pode aproveitar essas informações para se equiparar nos pontos fortes e atacar os fracos, usando-os como diferencial.

Aproveite as ferramentas de marketing digital

Ter presença digital mostra que a sua empresa existe. Afinal, mesmo que um site seja o endereço oficial de sua indústria na internet, estar presente nas redes sociais é a prova de que ela está ativa e, caso seu potencial cliente tenha dúvidas, poderá entrar em contato.

Conheça algumas ferramentas de marketing digital essenciais para a sua presença online:

  • site;
  • blog;
  • redes sociais;
  • e-mail marketing;
  • ferramentas de anúncio pago, como o Google Ads, LinkedIn Ads e o Facebook Ads;
  • ferramentas de extração e análise de dados, como o Google Analytics e o SEMrush.

Utilize a influência de outros clientes

Como dissemos, empresas trabalham com um nível de exigência maior que o do consumidor final, que já é muito exigente. Além disso, elas observam se outros negócios do mesmo segmento trabalham com o mesmo produto e obtiveram êxito com ele. Você pode utilizar essa prática a seu favor exibindo depoimentos dos seus clientes.

Já na página inicial, coloque trechos de falas dos benefícios que os seus clientes obtiveram com as suas piscinas de fibra; da segurança e satisfação que proporcionaram aos consumidores finais e do valor agregado ao local pelo momento de lazer.

Se possível, grave um vídeo de boa qualidade com um desses gestores.

Mensure resultados

Você criou a persona, analisou a concorrência e criou estratégias de marketing industrial baseadas nessas informações. Agora, é hora de descobrir se o seu planejamento deu certo.

Para isso, é essencial mensurar resultados para descobrir se há retorno sobre investimento (ROI). Outra informação essencial que você deve descobrir é o custo de aquisição do cliente (CAC), ou seja, o quanto você gasta para conseguir cada consumidor da sua indústria. Assim, é possível descobrir se está no caminho certo.

Como vimos, uma indústria não deve voltar as suas ações apenas para o consumidor final. A existência do marketing industrial é imprescindível para quem vende a outras empresas. No entanto, aqueles que desejam trabalhar estratégias efetivas devem estar por dentro das novidades do mercado.

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