Tudo o que você precisa saber sobre lead!

Quando resolvemos criar uma presença digital, tão importante quanto atrair visitantes é fidelizá-los. Mas para que isso aconteça, é preciso estabelecer um diálogo com eles. Isso acontece quando você consegue manter contato com o seu potencial cliente — ou seja, quando ele é um lead.

Você já ouviu falar nisso? Neste post, descobriremos o que é lead, quais são os benefícios que ele pode trazer para a sua empresa e como conquistá-lo. Confira:

O que é um lead?

Quando você resolve fazer uma estratégia de inbound marketing aliada a um funil de vendas, descobre que o usuário passa por algumas fases durante o processo:

  • visitante;
  • lead;
  • oportunidade;
  • cliente.

Há também quem use duas outras fases: o desconhecido (quem ainda não visitou seu site) e o promotor (o consumidor que recomenda a marca pelas redes sociais e para pessoas conhecidas).

O lead é o visitante do seu site que deixa uma forma de contato para que a sua empresa possa dar um retorno.

Por exemplo: você tem um e-commerce e, para que o usuário tenha descontos exclusivos, ele precisa fazer um cadastro. Nesse registro, ele coloca o e-mail e o número do WhatsApp. Pronto, você conseguiu um lead!

Esse contato é alguém que, de certa forma, demonstrou interesse em seu produto ou serviço. Portanto, está um passo à frente para se tornar um cliente.

O consumidor atual também pode ser um lead. Nesse caso, a estratégia vai fidelizá-lo. Por exemplo: o usuário fez uma pesquisa no Google por um produto e encontrou a sua loja. Vendo que o seu e-commerce oferece boas opções de pagamento e certificados de segurança, ele se sente confiante para comprar. Nesse processo, deixa telefone e e-mail.

Nesse caso, você pode oferecer um cupom de desconto para uma próxima compra, produtos relacionados ao que ele comprou, uma newsletter com as novidades do seu blog, e-mails em datas especiais (aniversário e Natal, por exemplo) e muito mais.

O que é nutrição de leads?

É “educar” leads qualificados (ou seja, aqueles mais propensos a consumir seu produto ou serviço) com e-mails até que eles se transformem em oportunidades de negócio e, claro, clientes.

Para descobrir quais leads são realmente qualificados, você precisa contar com algumas ferramentas, como plataformas de e-mail marketing e monitoramento de redes sociais.

Uma mesma empresa pode abordar pautas diferentes sobre o seu segmento. Se o potencial cliente se interessou por um determinado assunto, você pode enviar e-mails com posts e materiais ricos que possam agregar ainda mais valor àquilo que ele já consumiu, até que ele esteja “educado” o suficiente para que a equipe de vendas possa entrar em contato.

Como há distintas formas de obter leads, não é possível usar a mesma comunicação com todos. Portanto, antes de fazer o trabalho de nutrição, você também precisa segmentar os seus contatos. O ideal é separá-los de acordo com cada fase do funil.

O que é lead tracking?

É um código de monitoramento feito para determinar o potencial de engajamento de um lead. Você pode obter informações importantes, como:

  • quantos e quais conteúdos esse usuário consome;
  • em qual nível do funil esses conteúdos estão;
  • quando um lead visita a sua página de preços;
  • como os leads obtidos podem ser segmentados;
  • o quão perto de fechar negócio cada lead está.

O lead tracking pode ser instalado em páginas e conteúdos do seu site, da mesma forma que o Google Analytics.

O que é lead scoring?

É a pontuação dada pelo poder de decisão do seu lead na hora de fechar negócio e seu alinhamento compatível com a persona da empresa.

Quando você obtém o contato de um visitante, também consegue outras informações importantes sobre ele, que podem ser obtidas por um cadastro e também pelo lead tracking.

Porém, não há categorias definidas: as equipes de marketing e vendas determinam quais critérios são importantes para aumentar o lead scoring de um usuário.

Como ter uma base de leads melhora o relacionamento com a empresa?

A construção de um relacionamento é essencial para as vendas online. Muitos consumidores se tornam fiéis a uma empresa porque se identificam com seu tom de voz, posicionamento e postura.

Quando um usuário deixa uma forma de contato, ele age voluntariamente: portanto, abriu um canal de conversa. Isso significa que as chances de que você mantenha um relacionamento duradouro são grandes.

Como atrair leads para o seu negócio?

Material rico

Oferecer material rico é a maneira mais eficaz de transformar um usuário em lead. Mas o que seria isso?

O material rico é qualquer tipo de conteúdo aprofundado que tenha ligação com o seu segmento: e-books, white papers, infográficos, webinars e videoaulas, por exemplo. Além de conseguir contatos, os materiais ricos são responsáveis por sedimentar a sua empresa como uma autoridade na área dela.

O importante é que o material agregue valor tanto para sua empresa (pela qualidade) quanto para o usuário (pela utilidade).

Mas como obter o contato de um visitante?

Simples: por meio de uma landing page, uma página objetiva feita com foco em conversão. Quando o usuário abre a landing page, ele encontra um formulário com informações que deve preencher para obter o material. Quanto mais rico, mais informações você pode pedir (só tome cuidado para não exagerar!).

Blog

O blog também é uma forma de obter contato por meio de conteúdos relevantes e pensado na sua persona (que, provavelmente, tem um perfil muito parecido com o do seu lead). É uma ótima fonte de conteúdo para os e-mails do fluxo de nutrição.

Newsletter

A newsletter é um tipo de e-mail marketing enviado periodicamente (de preferência, semanalmente). Ela deve trazer sempre novidades sobre a empresa: novos posts do blog, algo que tenha saído na imprensa, um convite para curtir suas redes sociais, um cupom de desconto etc.

Promoções

Muita gente cadastra o e-mail para receber novidades de produtos e promoções exclusivas. O e-mail marketing envia avisos de ofertas, queima de estoque e cupons para convidar aquele lead que está há algum tempo sem comprar no seu site.

Pronto para conquistar mais um lead? Se você quer se manter sempre por dentro das novidades do marketing digital, acompanhe as nossas redes sociais: Facebook, Instagram e LinkedIn!

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