Como fazer branding para indústrias de banheira e sauna?

Banheiras e saunas podem parecer muito distantes do cotidiano das pessoas. Portanto, é preciso transformar a visão do cliente sobre o produto ou serviço, inclusive no ramo industrial. Uma estratégia inteligente é usar o branding para indústrias, ou seja, estratégias de posicionamento de marca voltadas para o setor.

Branding exige pesquisa de público, planejamento e conhecimento de mercado. No entanto, pode trazer resultados consideráveis e transformar a sua empresa em visionária, já que esse tipo de estratégia não costuma ser adotada pelo setor industrial.

Afinal, o que é branding para indústrias? Quais são os benefícios que ele pode trazer para o segmento de banheira e sauna? Como colocá-lo em prática? Saiba tudo neste post!

Afinal, o que é branding?

É a gestão de uma marca. Ou seja, é um conjunto de estratégias que visam o reposicionamento da sua empresa na mente do cliente.

Ele pode ser feito tanto para a construção das marcas quanto para modificar aquelas que já estão no mercado. O objetivo é que elas sejam mais conhecidas e desejadas pelo público-alvo.

Resumindo: branding é dotar a sua marca de valor.

Mas como fazer isso? Entendendo qual público você deseja alcançar e como é possível chegar até ele.

Um grande exemplo de branding é o das sandálias Havaianas. Quando ela foi criada, na década de 1960, Chico Anysio era o garoto-propaganda que afirmava as qualidades do produto (não deforma, não tem cheiro e não solta tiras) para fixá-las na mente do cliente. O público-alvo não era específico; as sandálias eram vendidas para todos. No entanto, começaram a ser associadas às classes mais baixas e o crescimento estagnou.

A mudança veio na década de 1990, quando as Havaianas resolveram mudar o seu posicionamento no mercado: passaram de um produto de classe social baixa para algo que todo mundo usa, inclusive artistas. Os simples chinelos se tornaram peças icônicas de moda conhecidas mundialmente.

Por que fazer branding para indústrias de banheira e sauna?

O branding diz respeito aos aspectos que, direta ou indiretamente, colocarão a sua indústria na mente do consumidor.

Se um hotel de luxo deseja adquirir banheiras para as suas suítes, o branding será responsável por fazer com que a sua indústria seja a primeira opção na hora da escolha do produto.

Como fazer branding para indústrias de banheira e sauna?

Veja como reposicionar a sua marca na mente do consumidor:

Crie personas

Já falamos algumas vezes aqui no blog sobre a importância de ter personas bem definidas. Isso também é essencial no branding para indústrias. Afinal, não é possível reposicionar a sua marca se você não tiver um público definido para atingir.

A persona permite um trabalho de branding mais específico e preciso que o público-alvo — que, embora atinja um nicho, ainda é muito generalista.

Uma indústria — principalmente a de banheiras — precisa ter duas personas: uma para empresas, para o marketing B2B (business to business) e outra para o consumidor, para o marketing B2C (business to client).

Tenha um discurso alinhado

Em todo o trabalho de branding para indústrias é preciso ter foco. Qual é a imagem você deseja criar na mente do cliente? De produtos que são luxuosos ou oferecem excelente custo-benefício? Voltado para a classe A ou C?

Para atingir determinado posicionamento, é essencial que todas as formas de comunicação do produto tenham o mesmo discurso.

Resumindo: não adianta fazer propagandas para vender banheiras à classe A se, nas redes sociais, a sua indústria faz piadas com sauna. Portanto, é essencial estabelecer o seu público-alvo, entender como ele prefere se comunicar e elaborar uma estratégia que faça com que o cliente associe o seu produto a algo de grife.

Analise a qualidade em todos os setores

De nada adianta um bom trabalho de marketing se o seu produto não apresentar um benefício que valha a pena para o consumidor.

Por exemplo: o branding pode vender banheiras de luxo, mas se elas não tiverem qualidade e durabilidade, será pouco efetivo.

Observe também se outros setores estão alinhados ao seu branding. Bom atendimento, materiais, produção, logística e entrega são essenciais para a indústria.

Observe a identidade visual dos seus produtos

Identidade visual é o conjunto de características que faz com que a sua marca seja reconhecida. Mesmo que a pessoa não tenha lido o nome da empresa, associará uma cor ou fonte tipográfica a ela.

As embalagens e o design dos produtos também influenciarão na percepção que o consumidor tem sobre o que você vende.

Da mesma forma que a sua comunicação, a identidade visual deve ter unidade: uma cartela de cores coordenada, fontes tipográficas da mesma família e outros elementos gráficos que sejam originais e, ao mesmo tempo, simples de combinar.

Trabalhe com uma agência de marketing

Branding para indústrias é um trabalho complexo, que exige bastante pesquisa de mercado e público. Portanto, conte com uma agência de marketing que já tenha experiência com o setor e saiba lidar tanto com o aspecto gerencial quanto com o visual.

Pesquise a concorrência

Não importa o seu tipo de produto ou serviço: conhecer o mercado é obrigatório. Como as indústrias concorrentes se destacam? Quais são as suas estratégias de marketing? Quais são os seus pontos fortes e fracos?

Conhecê-las dará a você uma noção de como agir no mercado. Entendendo os pontos fortes da concorrência, é possível descobrir onde a sua empresa precisa se fortalecer. Conhecendo os pontos fracos, você terá a chance de oferecer aquilo que ela não oferece com qualidade.

Como você viu, é possível fazer branding para indústrias de banheira e sauna. Inclusive, o setor de lazer e bem-estar apresentou diversas novidades na Expolazer 2019, como as estratégias que devem ser adotadas pela sua empresa. Além disso, vários líderes no segmento ministraram palestras e workshops sobre tecnologias para a área.

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