A importância do marketing verde para a indústria de aquecimento solar

Uma indústria de aquecimento solar está em um mercado que lida diretamente com sustentabilidade. Afinal, o uso de uma fonte energética gratuita e abundante economiza muitos recursos materiais, além de ser acessível para quase todo o país, apesar do preço dos equipamentos. Por isso, o marketing verde para a indústria é uma maneira de levar o discurso ecofriendly para as relações comerciais.

No entanto, é importante que o discurso esteja alinhado com a prática. De nada adianta uma estratégia bem-feita de marketing para a indústria se as ações diárias não priorizarem a sustentabilidade.

Mas o que é marketing verde? Quais são os benefícios que ele pode trazer para a indústria de aquecimento solar? Como colocá-lo em prática? Você terá as respostas para essas perguntas neste post. Confira!

O que é marketing verde?

Basicamente, é uma estratégia que tem o objetivo de mostrar os benefícios que um produto, serviço ou uma empresa apresentam para o meio ambiente.

Portanto, não basta um trabalho de posicionamento de marca que venda a sua indústria como amiga da natureza. É preciso ter uma postura consciente que se reflita em todas as suas atividades.

Princípios da sustentabilidade

Para que a sua empresa seja considerada ecofriendly, ela deve seguir os princípios do tripé da sustentabilidade, que são:

  • atividade economicamente viável;
  • socialmente justa;
  • ecologicamente correta.

Outro item que também é considerado atualmente é o da indústria “culturalmente aceita”.

Quais são as vantagens do marketing verde para a indústria?

O marketing verde para a indústria de aquecimento solar é uma oportunidade de mostrar ao público todas as vantagens que ela pode proporcionar:

  • segundo dados da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), os piores lugares de irradiação no Brasil ainda são 30% mais eficientes para a produção de energia solar que os da Alemanha;
  • o uso do aquecimento solar diminui o consumo de energia termelétrica, que é cara. Com isso, permite economia na conta de luz.

O marketing verde também permite que a sua indústria tenha um comportamento alinhado ao que prega e, principalmente, que o seu público saiba que a sustentabilidade é um fator da cultura organizacional.

Confiança

Com o tempo, a postura do consumidor mudou. Atualmente, ele está informado sobre a degradação ambiental e o papel das indústrias nesse problema.

Empresas que não respeitam o planeta e não criam políticas para evitar são vistas negativamente por um grande público, composto também por potenciais clientes. Portanto, se essas pessoas puderem evitar esse tipo de organização, evitarão. Algumas até usam as suas redes sociais para cobrar posturas mais corretas.

Divulgar uma postura amigável ao meio ambiente é uma forma de estabelecer um laço de confiança com o público que se preocupa com a sustentabilidade.

Adequação

Essa mudança de comportamento do consumidor transformou o mercado. Ele não vai mais permitir posturas intransigentes com relação ao planeta. Portanto, as indústrias precisam se adequar. Quem não se adaptar tende a desaparecer.

Quando a empresa modifica a sua postura e usa o marketing verde para divulgá-la, ela mostra ao potencial cliente que é possível sim executar processos industriais com materiais menos poluentes.

Concorrência

A exigência de uma postura sustentável cresceu com as redes sociais e a possibilidade de o público cobrar de forma direta as empresas. Além disso, notícias sobre crimes contra o meio ambiente podem ser divulgadas e compartilhadas com mais facilidade.

O problema é que muitas indústrias não perceberam a importância de um marketing verde e não modificaram a postura.

Para você, que pretende implementar o marketing verde para a indústria de aquecimento solar, esse “buraco” no segmento é uma forma de sair na frente da concorrência e mostrar uma postura diferente às suas personas.

Reputação

Quando o marketing verde para a indústria está alinhado à sua postura, o público percebe e sua reputação cresce.

Como aplicar o marketing verde para a indústria de aquecimento solar?

Veja o que fazer para trabalhar a estratégia de marketing verde para a indústria no seu negócio.

Analise os processos de sua indústria

Sim, a indústria de aquecimento solar trabalha com energia barata e renovável. No entanto, o ecofriendly deve ser aplicado em tudo o que compreende a sua empresa.

Os outros processos também são sustentáveis? Como é a jornada de trabalho dos colaboradores? O comportamento deles é condizente com uma indústria que deseja poluir cada vez menos o meio ambiente?

Reduzir os impactos ambientais negativos dentro de suas possibilidades e preservar o meio ambiente são missões que a sua empresa deve carregar, inclusive no planejamento de marketing verde para a indústria.

Segmente o seu público-alvo

Nem todas as empresas e todos os consumidores finais ligam para as causas do meio ambiente. Portanto, na hora de criar as suas estratégias, é importante já ter um público segmentado. Isso deve ser feito por meio de personas.

Uma persona é um arquétipo do seu cliente ideal. No caso do marketing verde para a indústria, é interessante que você trabalhe com duas representações: uma de uma empresa, para o público B2B (business to business), e outra de um cliente final, ou seja, para o público B2C (business to client).

Observe o comportamento das empresas parceiras

Sabe o ditado “diga-me com quem andas que te direi quem és”? Ele é válido quando o assunto é a postura da sua empresa. Fazer parcerias comerciais com organizações que não refletem os seus valores pode soar como uma atitude hipócrita para o público. E ele cobrará!

Essa postura dúbia tem até nome: greenwashing (“lavagem verde”, em português).

Então, alie-se com empresas e clientes que não se utilizam de trabalho escravo, tenham uma política de reciclagem, procurem substituir o uso de plástico por outros materiais menos poluentes e contem com políticas de sustentabilidade.

Como você viu, é extremamente importante adotar o marketing verde para a indústria de aquecimento solar. Felizmente, o segmento de lazer conta com diversas novidades e tendências que podem ser adotadas por sua empresa.

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