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SEO para indústria de piscina e lazer: como chegar na primeira página do Google

Se você está interessado em ter uma presença digital, provavelmente já se deparou com o termo Search Engine Optimization (SEO). Afinal, uma das principais estratégias para conseguir se estabelecer na internet é chegar na primeira página do Google. Mas, por ser um assunto mais complexo, vem a dúvida: como fazer SEO para indústria de piscinas?

Você ainda tem dúvidas sobre o que é essa estratégia? Acha impossível implementar SEO para indústria de piscinas? Continue a leitura e descubra como chegar na primeira página do Google!

O que é SEO?

SEO ou otimização para mecanismos de busca é um conjunto de orientações que ajudam o seu conteúdo a ser encontrado e indexado pelas ferramentas de pesquisa — a principal, é claro, o Google. Para você ter uma ideia, a taxa de market share do buscador (ou seja, o número de usuários) no Brasil é de 97,19%, segundo dados do StatCounter.

Mas por que o Google é o que mais devemos considerar na hora de fazer SEO para indústria de piscinas? Porque é a principal forma para encontrar a sua empresa, mesmo que o usuário não a conheça.

Veja um exemplo: um usuário quer procurar uma piscina para a sua casa. No entanto, ele não sabe estimar qual tipo de material ou tamanho é o mais adequado. Então, entra no Google e joga as palavras-chave “como escolher piscina para casa”. Ele vai observar a lista de resultados e clicar no mais condizente com o que ele pesquisa.

Outro fator crucial é que o SEO para indústria de piscinas deve levar em conta a experiência do usuário, ou seja, a navegação em seu site. Quanto mais fácil e agradável for, mais alto você estará nos resultados.

Além disso, o conteúdo do site deve corresponder ao que o usuário digitou. Mas para que ele apareça entre os resultados, precisa estar de acordo com as regras de SEO.

Como fazer SEO para indústria de piscinas?

Existem uma série de regras na hora de implementar o SEO para indústria de piscinas. Elas devem estar presentes no seu site, blog ou vídeo.

Porém, antes você precisa entender que o SEO se divide em duas formas:

SEO on-page

É o conjunto de alterações feitas dentro de uma página. O SEO on-page é aquele que pode ser feito pelo responsável por seu blog. Portanto, é mais complexo.

Veja exemplos de alguns fatores que você deve considerar:

Tamanho do conteúdo

O tamanho do conteúdo é importante para que os robôs do Google entendam que há informação consistente. Um texto com menos de 300 palavras, por exemplo, não terá como desenvolver o SEO devidamente. 

Obviamente, uma empresa pode encher um texto de palavras-chave e não dizer nada de relevante. No entanto, ela será prejudicada com essa prática: mais importante do que o tamanho é a qualidade do seu texto. Se ele não responde à dúvida do usuário e ajuda a resolver problemas, a sua posição no ranking de buscas cairá.

Então, se o que importa é a relevância, nem sempre seu conteúdo será longo. Às vezes, eles servirão para esclarecer dúvidas simples, que não necessitam de muita explicação. Nesse caso, 500 palavras podem ser suficientes. 

Qualidade

Você consegue ver alguma empresa — seja ela industrial ou comercial — que é vista como referência em seu mercado e não trabalha com uma comunicação impecável? 

Dificilmente isso acontecerá. Primeiramente, porque as pessoas associam boa escrita e conhecimento. Portanto, se não houver uma preocupação com ortografia e gramática, a sua indústria não será levada a sério.

E, como dissemos antes, a relevância do conteúdo é crucial. Não basta ser enorme se ele não responder às dúvidas do usuário. E clickbaits (caça-cliques, que contam com um título chamativo e conteúdo que nada tem a ver com o prometido) podem trazer receita de publicidade, mas acabam com a reputação de qualquer empresa.

Portanto, o conteúdo é o fator mais importante em SEO para indústria de piscinas. É essencial que ele responda às perguntas da sua persona.

Intertítulos

Os intertítulos são os títulos utilizados no meio do seu texto. Eles servem para introduzir diferentes assuntos e facilitar a leitura.

Pense: é mais fácil ler textos divididos em blocos e parágrafos ou um grande texto corrido em formato justificado?

A isso damos o nome de escaneabilidade — a leitura rápida que o usuário faz de um texto para descobrir sobre quais assuntos ele trata.

Os intertítulos são classificados conforme a utilização pelo texto. O título principal é o H1, o primeiro intertítulo é o H2, os intertítulos referentes ao assunto do H2 é o H3 e por aí vai.

Palavra-chave

É o termo que o seu usuário utilizará no Google para tirar determinada dúvida e encontrar o seu conteúdo. Por exemplo: o consumidor final tem uma piscina de fibra e deseja saber como fazer a limpeza correta. Provavelmente, ele digitará “como limpar piscina de fibra” no buscador. Esses termos formam a sua palavra-chave.

Você pode estar se perguntando, mas o que os meus clientes pesquisam na Internet? Fique tranquilo, dentro do marketing digital existem ferramentas de palavras-chave que auxiliam encontrar os termos ideais para trabalhar na sua campanha. Existem inúmeras ferramentas utilizadas pelas agências de marketing para identificar oportunidades, analisar concorrentes e a relevância das palavras-chave.

Título SEO e Meta Description

Título SEO é o título utilizado para os resultados de busca. Ou seja, o texto incluído nessa tag permite que o usuário identifique o tipo de conteúdo que ele pode esperar dentro daquela página.

O ideal é que tenha o nome da sua empresa também. E o mais recomendado é que o tamanho do título não ultrapasse os 60 caracteres.

Já a Meta Description é a descrição da página que fica logo embaixo do título SEO nos resultados de busca. Ela conta com a palavra-chave e uma breve descrição do conteúdo.

O ideal é que tenha menos de 160 caracteres para aparecer por completo. Na Meta Description você deve contar com mais detalhes sobre o conteúdo da sua página para criar no usuário o desejo e curiosidade de acessa-la.

SEO off-page

É o SEO para indústria de piscinas feito fora da sua página, que depende de fatores externos. Veja:

  • link building: é a lincagem que outros site ou blogs podem fazer do seu texto. Quando você faz um conteúdo relevante, é comum que ele sirva de referência para outras empresas. Isso acontece porque é importante mostrar de onde você tirou determinadas informações, principalmente quando não é especialista em algum assunto;
  • autoridade: é a reputação do seu domínio. Quanto mais tempo de existência e mais conteúdos ele tiver, mais bem-visto será;
  • tempo de permanência na página: quanto tempo o usuário navega pelo seu site no geral e em cada página em particular;
  • social: é o engajamento do seu conteúdo nas redes sociais. Menções e, principalmente, compartilhamentos farão com que a sua empresa alcance muito mais visitantes.

Como você viu, é crucial implementar SEO para indústria de piscinas. Com ele, você aumenta consideravelmente as chances de ser encontrado pelo seu potencial cliente. No entanto, todo o trabalho deve ser feito por profissionais capacitados, que entendam de pesquisa, comunicação e marketing.

Neste ano, mais uma vez a Expolazer contou com centenas de expositores que mostraram as novidades do mercado de piscinas. Além disso, gestores e especialistas detalharam as tendências para o próximo biênio.

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