Por que investir em consultoria de SEO para indústrias de piscina e lazer?

Antes de investir em marketing digital, é preciso fazer um planejamento. Conhecer o mercado e as personas são passos essenciais para que a sua presença online seja sólida e alcance os potenciais clientes. Uma forma efetiva de planejar é por meio da consultoria de SEO.

Quem deseja encontrar potenciais clientes precisa investir em SEO. Em um segmento ainda pouco explorado, como o de indústrias de piscina e lazer, ele será crucial para chegar nas suas personas antes da concorrência. A consultoria permite que você faça esse trabalho com base em dados concretos.

Não conhece esse serviço? Neste post, você entenderá o que é consultoria de SEO e como ela pode levar o seu site ao topo dos mecanismos de busca. Confira!

O que é uma consultoria de SEO?

Já falamos aqui que SEO é otimização para mecanismos de busca, ou seja, um conjunto de normas de aperfeiçoamento em seu site/blog para fazê-lo chegar ao topo dos resultados nas ferramentas de pesquisa. 

Isso porque a busca orgânica — em que você não investe dinheiro para que o seu site apareça no Google — é a grande porta de entrada do potencial cliente na sua empresa.

A consultoria de SEO tem o objetivo de criar estratégias que façam essa aproximação acontecer com mais rapidez e qualidade. Ou seja, mais perfis alinhados à sua persona visitando o seu site.

Essa consultoria começa com uma reunião entre agência e indústria para acertar objetivos e, a partir daí, desenvolver um briefing.

Como é feita a consultoria de SEO?

Se você quiser uma consultoria de SEO, observe se a agência de marketing digital oferece os seguintes serviços:

Estudo de público-alvo e concorrência

Antes de qualquer planejamento de SEO, é preciso conhecer o seu público. Afinal, como a sua indústria de piscina e lazer chegará aos seus clientes se você não direcioná-la para as pessoas certas? Lembre-se de que quem fala para todo mundo não fala para ninguém.

Além disso, uma indústria que lida com o setor de lazer fala com dois consumidores principais: a empresa intermediária e o cliente final. Você pode lidar, por exemplo, com vendedores de piscinas, gestores de sítios e condomínios e quem está interessado em uma piscina para a própria casa.

Mas, embora seja essencial, não basta conhecer apenas o consumidor. A sua concorrência está por aí, inclusive no meio digital. Mesmo que o segmento industrial não seja tão conhecido ou desenvolvido na internet, ele ganha força conforme as empresas percebem a necessidade de trabalhar o marketing online. 

Portanto, quanto mais cedo você investir em uma consultoria de SEO, mais rápido começa a atingir o seu público e se destacar da concorrência.

Pesquisa de palavras-chave

A palavra-chave é um “resumo” daquilo que o seu texto diz e, ao mesmo tempo, o ponto para unir a sua indústria de piscina e lazer ao seu potencial cliente.

Por exemplo: um proprietário de uma pousada precisa escolher uma nova piscina para o seu empreendimento. Então, ele digita no Google “como escolher uma piscina” — a palavra-chave — e encontra um texto seu sobre o assunto.

É importante entender que as palavras-chave devem ser bem desenvolvidas durante todo o conteúdo, independentemente do formato. E elas também estão em diferentes fases do funil de vendas. Por exemplo: “como escolher uma piscina” não está na mesma etapa de compra que “melhores marcas de piscina”.

Descoberta de problemas

Você já visitou o site de uma empresa e não entendeu em qual segmento ela atua? Esse é um problema mais comum do que se imagina.

Falta de clareza, site que não se adapta aos diferentes dispositivos, imagens de má qualidade e pouco investimento no conteúdo são alguns dos problemas que você descobre após uma consultoria de SEO. 

Quanto mais bonito, leve e fácil de acessar for o seu site, mais visitantes ele receberá.

Análises

Além de analisar a sua empresa e a concorrência, também é necessário fazer uma análise on-page e off-page do SEO no seu site.

Talvez você até tenha trabalhado um pouco de SEO nas suas páginas e nem saiba. Se há uma palavra-chave bem distribuída nos textos e link building (o seu site fazendo links para outros sites), já é um bom caminho.

A consultoria de SEO faz a análise do seu negócio por completo para saber o que deve ser otimizado.

Criação de conteúdo

Conteúdo relevante é fundamental para alcançar altas posições nos resultados de busca. O Google preza pela experiência do usuário. Portanto, quando é feita uma pesquisa, ele priorizará quem oferece algo relevante.

E como o Google sabe que o conteúdo é relevante? Por critérios como estrutura do conteúdo, quantidade de palavras e tempo de permanência do usuário em sua página. 

A consultoria de SEO oferece produção de conteúdos alinhados às palavras-chave e pautas ideais para a sua indústria de piscina e lazer. Ela também pode promover engajamento ao convidar o leitor a comentar e compartilhar nas redes sociais.

Relatórios de desempenho

O planejamento foi feito e todas as alterações foram realizadas. Então, o trabalho de consultoria de SEO acabou? Não! É preciso saber se tudo sai conforme o esperado. Para isso, existem os relatórios de desempenho.

Houve aumento de tráfego no seu site? Qual é o tempo de permanência do usuário? Quais são as páginas mais visitadas? Qual é a porcentagem de visitantes convertidos em leads? E a de leads em clientes?

No relatório, você não só observa os resultados da estratégia de SEO, mas também tem insights para novas otimizações. Ele será enviado durante todo o tempo de consultoria, para que você tenha ciência dos resultados que a estratégia proporciona para a sua indústria de piscina e lazer.

Como vimos, a consultoria de SEO é fundamental para o plano de marketing, pois vai desde a descoberta do seu público-alvo até a mensuração de resultados. Portanto, não deixe de contar com uma agência de marketing digital que tenha experiência com indústrias. 

Além da consultoria de SEO, a Great by Choice realiza a auditoria de SEO, uma avaliação preliminar de diversos pontos do seu site para corrigir falhas e levá-lo ao topo dos resultados de busca no Google.

Veja o que pode ser feito:

  • análise do tempo de carregamento do site;
  • resumo da versão móvel do site;
  • análise de títulos, meta descriptions e heading tags;
  • avaliação de paginação, canonical tag e robots.

Que tal começar? Entre em contato com a Great by Choice e fale com um especialista!

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