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Os benefícios do inbound marketing para a indústria de piscinas de fibra e vinil

O marketing digital é essencial para quem deseja consolidar a sua presença na internet. Atualmente, existem duas estratégias muito utilizadas: o outbound marketing (tradicional), que “interrompe” o usuário, e o inbound marketing, que o atrai até você.

Nos últimos anos, com o uso de bloqueadores de anúncios e a impressão negativa que o spam deixou, o inbound marketing ganhou muito mais força. Isso porque ele faz com que o usuário encontre a indústria e deixe os seus dados de contato. Aí sim é possível começar a se comunicar diretamente com ele.

Neste post, você entenderá o que é inbound marketing, quais são os benefícios que ele pode trazer para a sua indústria de piscinas de fibra e vinil e qual é o custo-benefício do SEO. Confira!

O que é inbound marketing?

É uma estratégia de marketing digital que, em vez de interromper os usuários com propagandas, prefere atraí-los por meio de conteúdo relevante. Por isso, também é chamado de marketing de atração.

No marketing tradicional, principalmente no que vemos em televisões e jornais, as propagandas “interrompem” os conteúdos que as pessoas consomem.

Os pilares do inbound marketing são:

  • atrair com conteúdos que tirem dúvidas;
  • converter em leads, oportunidades e clientes;
  • relacionar com consumidores até o momento da compra;
  • vender os produtos ou serviços;
  • analisar os dados e resultados.

E como isso acontece? Com palavras-chave, conteúdos relevantes e otimização para mecanismos de busca (SEO).

Por exemplo: o seu potencial cliente deseja saber como instalar uma piscina de vinil (seja para fazer isso sozinho ou contratar um profissional). Para ele, é importante observar se o trabalho da instalação vale o investimento nesse tipo de produto.

Então, quando quiser tirar essa dúvida, fará uma busca no Google com a palavra-chave “como instalar uma piscina de vinil”.

A indústria de piscinas de fibra e vinil, que conta com um blog para tirar esse tipo de dúvida, cria um conteúdo usando essa palavra-chave.

Lembrando que esse conteúdo pode ser em texto, áudio ou vídeo. O importante é que, em algum momento, essa palavra-chave apareça por escrito para que o Google possa encontrá-lo.

Com isso, você já consegue o primeiro contato com o seu potencial cliente. Logo na chegada do seu blog, há uma caixa para que o usuário deixe um e-mail e assine a newsletter. Se ele preenchê-la, a sua empresa poderá enviar conteúdos que tenham a ver com o que ele deseja saber.

O que é SEO?

Basicamente é um conjunto de otimizações para facilitar a indexação dos robôs do Google. Por exemplo, o uso de palavras-chave no texto, a divisão por intertítulos e a capacidade do layout em se adaptar a diversas telas são alguns critérios que o buscador leva em consideração para salvar a sua página e mostrá-la nos primeiros resultados.

Qual é o custo-benefício do SEO?

O custo-benefício do SEO é ótimo porque ele irá trazer resultados por um longo período. Você pode produzir um texto hoje, por exemplo, e obter benefícios por anos. É importante que, caso necessário, ele sofra alterações com o tempo para não ficar ultrapassado. Mas a vantagem é que você pode atualizá-lo sem ter que fazer um novo, mantendo o endereço. Assim, não perde as visualizações anteriores e sobe no ranking do Google.

Outra vantagem é que o Google considera o tempo de existência como um dos fatores de ranqueamento no seu site. Portanto, quanto mais tempo o seu blog tiver, mais chances tem de aparecer nos primeiros resultados de busca. É por isso que atualizar os seus conteúdos é tão importante quanto criá-los.

Quais são as vantagens do inbound marketing para a indústria de piscinas de fibra e vinil?

O inbound é uma estratégia que, em 10 anos de inserção no marketing digital, trouxe grandes vantagens para as empresas. Veja o que ele pode fazer pela sua indústria de piscinas de fibra e vinil:

Pioneirismo

Não há muito marketing digital voltado para indústrias, principalmente de piscinas de fibra e vinil. Além de aparecer em um campo que não é muito popular (o industrial), você se destaca no próprio segmento.

No nosso exemplo anterior (como instalar piscinas de vinil), a maior parte dos resultados encontrados no Google é de sites de lojas de piscinas ou de decoração.

Portanto, investir em inbound marketing é ser pioneiro no segmento de indústria de piscinas de fibra e vinil, que ainda é pouco explorado.

Autoridade

Quando o usuário resolve tirar uma dúvida e encontra respostas mais que satisfatórias no seu blog ou site, ele percebe que a sua indústria entende sobre o que fala.

Então, sempre que precisar saber mais sobre piscinas, é a sua página que ele tende a procurar.

Essa autoridade se amplia, é claro, para o seu produto. Quando finalmente estiver pronto para adquirir uma piscina, é o nome da sua indústria que virá à mente dele primeiro.

Mensuração

É possível mensurar todas as ações de inbound marketing. Quantas pessoas visualizaram determinado conteúdo, quantas foram convertidas em leads, quantas abriram o seu e-mail, quanto tempo em média os visitantes passam em cada página do seu blog e muito mais.

É por essa facilidade em mensurar que o inbound marketing trabalha bastante com testes A/B. Ou seja, quando você envia um conteúdo semelhante, mas com pequenas alterações (título em destaque, CTA, imagens, vídeos, descrições), e observa qual deles teve melhor desempenho com o público.

Com essa análise, fica muito mais fácil aprimorar as suas campanhas e, consequentemente, melhorar o retorno sobre investimento (ROI).

Relacionamento

Diferentemente do marketing tradicional, que funciona como um discurso da empresa para o usuário, o inbound investe na conversa.

É possível comentar no blog e nas redes sociais, além de enviar e-mails para a empresa com o objetivo de tirar dúvidas ou deixar críticas e elogios.

A empresa, é claro, deve responder rapidamente e com palavras voltadas para o usuário. Por isso, nada de respostas-padrão.

É melhor investir em inbound ou outbound?

Nos dois! As duas estratégias trazem ótimos resultados e devem ser trabalhadas continuamente. O inbound não impede que a sua indústria de piscinas invista no outbound. Pelo contrário: a empresa começa a ser conhecida e ganha reputação e autoridade ao mesmo tempo.

No entanto, o inbound ganhou força nos últimos anos porque conseguiu levar o marketing a outro patamar. As empresas pararam de vê-lo como um custo e perceberam que as suas estratégias são um investimento para o futuro.

O inbound faz mais do que vender produtos — ele mostra que a sua empresa sabe do que fala e, principalmente, como falar com o cliente. E por que isso acontece? Porque você investe em conteúdo de interesse para o seu potencial consumidor e em um relacionamento duradouro com ele.

Viu como o inbound marketing pode trazer excelentes benefícios para a sua indústria de piscinas de fibra e vinil? 

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