Marketing tradicional e marketing digital na indústria de piscina e lazer

Marketing tradicional e marketing digital na indústria de piscina e lazer

Você já pensou em trabalhar com marketing para sua indústria de piscina e lazer? Com a democratização da internet, empresas de diversos segmentos e setores tiveram a possibilidade de investir em diferentes ferramentas para divulgar seus produtos e serviços, cativar um novo público e fidelizar clientes.

Neste post, vamos entender melhor a história do marketing no Brasil, como aconteceu a transição do tradicional para o digital e se é possível investir nessas estratégias para a indústria de piscina e lazer. Confira!

Como o marketing tradicional era feito no Brasil?

Foi nas décadas de 1950 e 1960 que a primeira geração do marketing chegou ao Brasil. O trabalho era feito essencialmente no rádio e, logo depois, no jornal.

O uso da palavra “marketing” era tímido, pois os empresários preferiam os termos “comercialização”, “mercadologia” e até “mercadagem”. Havia ainda um receio com esse tipo de promoção de vendas, que tinha acabado de nascer nos Estados Unidos.

Apenas na década de 1970 que o marketing ganhou força nos meios brasileiros. As rádios se modernizaram com as estações FM. A televisão se estabeleceu no país e possibilitou formas mais amplas de publicidade: a união de imagem em movimento e áudio aflorou a criatividade. Assim, o marketing começou a ter um espaço no organograma das empresas.

Já na década de 1980, o marketing se consolidou e passou a ser entendido como um segmento que deveria ser de conhecimento de todos os setores de uma organização. Foi aqui que as companhias entenderam que o valor crucial de uma empresa é a imagem que o público tem dela.

O marketing da década de 1990 era divertido, ousado e, muitas vezes, passava dos limites do que é aceitável hoje. Esse momento de experimentação foi importante até mesmo para não se repetirem os mesmos erros.

Foi também uma década futurista, já que era a última sem o uso forte do marketing no meio digital.

Qual a diferença de marketing de interrupção e marketing de atração?

Vamos conhecer cada tipo de marketing para analisar qual pode ser mais interessante para sua indústria de piscina e lazer:

O que é marketing de interrupção?

Marketing de interrupção é, como o nome diz, aquele que interrompe o que você está fazendo. É a propaganda no meio de um programa de TV ou no início de um vídeo no YouTube. Criado na década de 1950, esse modelo chega firme até hoje, porque permite que o anunciante fale com um imenso número de pessoas em um curto espaço de tempo.

O marketing de interrupção também é chamado de marketing tradicional ou outbound marketing. No entanto, quando falamos de marketing digital, o marketing tradicional também marca presença, mas em um meio de comunicação diferente.

Uma das grandes vantagens desse tipo de marketing é a possibilidade de ter resultados mais rápidos. Muitas pessoas são atingidas — inclusive as que não são seu público-alvo —, o que faz com que os resultados sejam mais rápidos. No entanto, o custo é bem mais alto.

Com a chegada da internet, o marketing de interrupção foi perdendo força. O consumidor ficou mais exigente e não estava satisfeito apenas com a comunicação unilateral das empresas (lembre-se de que a propaganda não permite uma resposta direta do cliente!).

Além disso, ele não iria mais esperar uma propaganda ter fim para continuar assistindo a um vídeo ou lendo um texto. As extensões que bloqueiam anúncios ficaram cada vez mais populares.

Era preciso ir para outro tipo de marketing, que não fosse substituir o tradicional, mas complementá-lo.

O que é marketing de atração?

O marketing de atração, também conhecido como inbound marketing, é o tipo de estratégia em que você atrai o usuário para sua empresa e só continua a conversa caso ele permita.

No meio digital, o exemplo mais simples é o de busca no Google, em que o usuário tem uma dúvida, encontra a resposta no blog da sua indústria de piscina e lazer e, portanto, continua a acompanhar os materiais que ela produz.

Ele pode baixar um e-book ou assinar uma newsletter e, em troca, deixar o e-mail para contato. A partir daí, sua empresa pode enviar e-mails com assuntos de interesse e até ofertas de seus produtos.

Uma grande vantagem é que o inbound sai do modo tradicional de se fazer marketing. O outbound segue modos parecidos com o marketing das mídias tradicionais, como uma propaganda que interrompe a programação da televisão ou ocupa o espaço de uma notícia em um jornal ou revista. Já no marketing de atração, você procura por um determinado assunto, a empresa traz a resposta e, caso você deseje, a conversa continua.

Falando assim, dá a impressão de que o marketing de interrupção/outbound está com os dias contados, certo? Mas não é por aí. Banners, propagandas em vídeos e outros meios de publicidade ainda são muito usados e trazem resultados.

Além disso, o remarketing, uma mistura das duas estratégias, é muito utilizado porque faz com que o usuário não se esqueça daquele produto desejado.

Marketing na indústria de piscina e lazer: é possível investir?

Sim! E não apenas em uma estratégia: você pode trabalhar tanto com o marketing on quanto o offline. Banners, propagandas, malas diretas e representantes comerciais significam um investimento mais alto, mas com retorno em um tempo menor.

Isso também se aplica ao marketing digital: um vídeo da sua indústria de piscina e lazer no YouTube, por exemplo, demanda um alto investimento, mas imagine quantas pessoas ele vai impactar!

Já o marketing inbound/de atração tem um retorno de médio prazo, mas exige investimento menor e sua capacidade de fidelização é maior. Ele não fala com todos, e sim com pessoas com o mesmo perfil do seu potencial cliente.

Além disso, a conversa entre indústria e indivíduo não termina após a compra. O pós-venda é uma etapa importante para que seu consumidor continue comprando e recomendando sua empresa.

Portanto, você pode investir nas duas propostas de marketing para ter um retorno mais rápido, falar com pessoas mais alinhadas à proposta de sua indústria de piscina e lazer e, é claro, fidelizar clientes.

Entendeu como é possível investir em marketing tradicional e digital na sua empresa? Está pronto para fazer com que sua indústria de piscina e lazer atinja novos públicos? Podemos ajudar nisso. Marque uma conversa com os nossos especialistas!

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