marketing para industria de piscina e lazer

Marketing para indústria de piscina e lazer: como colocar produtos no mundo digital

Produtores, vendedores e consumidores já perceberam que a jornada de compra mudou. Atualmente, não é apenas um comercial com uma celebridade que fará um comprador decidir entre um produto e outro. No ramo industrial não é diferente: gestores aproveitam a internet para escolher entre os melhores materiais e recursos para as suas empresas.

Portanto, investir em marketing para indústria de piscina e lazer pode ser importante não apenas para fazer com que o potencial cliente conheça o seu produto, mas também para transformar a sua empresa em uma autoridade no segmento em que atua.

Neste post, vamos entender o que é necessário colocar em prática no marketing para indústria de piscina e lazer. Confira!

Marketing para indústria de piscina e lazer: como fazer?

Veja o que considerar ao montar uma estratégia de marketing para indústria de piscina e lazer:

Site

Já mencionamos aqui no blog várias vezes a importância de ter um site de qualidade. Esse é um dos principais fatores de sucesso em uma campanha de marketing para indústria de piscina e lazer. Além disso, é uma das fontes de busca do potencial consumidor quando ele deseja saber mais sobre o seu produto.

Veja um exemplo: o proprietário de uma piscina está em uma loja e encontra um kit de teste de pH da sua marca. Por ser algo que verifica a qualidade da água, ele precisa ter certeza de que o produto é bom. No entanto, está com pressa. O que fazer?

Simples: na própria loja, ele pega o celular e pesquisa sobre o estojo. Ao entrar no seu site, verifica todas as informações importantes sobre o produto. Então, ter um endereço eletrônico próprio para a sua indústria pode ser crucial na decisão do seu potencial cliente.

Quando você desenvolver o seu planejamento de marketing para a indústria de piscina e lazer, o que considerar na construção do site? Comece pensando na estratégia que leva o usuário até a sua página: o inbound marketing.

Inbound Marketing

O inbound é a estratégia de marketing que visa atrair o potencial cliente ao seu produto. Ele considera que o consumidor vá encontrar a sua indústria ao fazer uma pesquisa por alguma palavra-chave relacionada a ela, como “piscina” ou “cloro”. 

Depois desse primeiro contato, por parte do usuário, a empresa continua a conversa usando newsletter ou e-mail marketing, por exemplo.

Para dar certo, o inbound marketing se utiliza de diversas táticas, como:

SEO

Otimização para mecanismos de busca é o conjunto de ajustes feitos no seu site para fazer com que ele seja mais encontrado por buscadores.

Quando você faz uma pesquisa no Google, não pesquisa diretamente na web, e sim em uma lista de sites indexados pela ferramenta. 

O SEO ajuda o robô do Google a achar o seu site, aferir a qualidade dele e salvá-lo no seu imenso índice de páginas da internet.

Marketing de conteúdo

O conteúdo é aquilo que fará com que todo o marketing para indústria de piscina e lazer funcione. É ele quem vai transformar a sua empresa em uma autoridade no segmento industrial.

Um bom conteúdo conta com:

  • informações relevantes: o Google determina a qualidade do seu conteúdo por diversos fatores, como o tempo de permanência do usuário na página e a quantidade de link buildings (linkagem de outros sites com boa reputação para o seu);
  • boa distribuição de palavras-chave: sem uso exagerado, que possa comprometer a qualidade do texto;
  • uso de intertítulos: eles ditam os assuntos que são abordados e dividem o texto, facilitando a leitura dinâmica.

Redes sociais

O trabalho de redes sociais é essencial para qualquer empresa que deseje apresentar os seus produtos e serviços na internet.

Por mais que o acesso à internet ainda não seja tão democrático, o Brasil é o país latino-americano que mais usa as redes sociais. O seu cliente está em pelo menos uma delas: você só precisa descobrir em qual.

As redes sociais também são fundamentais para divulgar lançamentos, apresentar o seu catálogo e captar a opinião dos atuais clientes. O que eles desejam? Qual é a experiência deles com os seus produtos? A maior parte dos comentários é com elogios ou críticas?

As opiniões também podem influenciar em diversos aspectos da sua empresa. Você pode descobrir que, por exemplo, o consumidor não compra o seu cloro por confundir com a embalagem de outro produto ou que o bico dosador da solução para análise de pH desperdiça muito líquido.

Responsividade

Como exemplificamos, o cliente pode pesquisar sobre o seu produto quando já estiver na loja. Isso será fundamental para que ele o leve e também para que o lojista continue a comprar. Mas para que isso aconteça, o seu site precisa ser fácil de acessar, ou seja, responsivo.

Um layout responsivo é aquele que se adapta a qualquer formato de tela. Imagens leves, menu simples e letras grandes são fundamentais.

Mas não se esqueça de conferir se o site carrega rápido. Uma página pesada exige muitos dados e o usuário não quer gastar todo o seu pacote apenas para conferir um produto.

Apresentação de produtos

O marketing para indústria de piscina e lazer também deve se preocupar com a apresentação dos produtos. Mesmo que você não os venda pela internet, a qualidade das imagens e informações afeta a decisão do potencial cliente.

Quando o assunto é a presença digital de uma empresa, todo cuidado é pouco. Veja algumas dicas para apresentar os seus produtos no site, blog ou nas redes sociais:

  • mais de uma foto: se for uma piscina, por exemplo, é importante que o cliente veja bem as angulações, a profundidade, o material e até mesmo a piscina já montada e sendo usada, para ter uma noção de suas proporções;
  • iluminação: fotos escuras não permitem uma boa visualização de detalhes e são pouco atraentes;
  • limpeza: é essencial que não haja outros elementos que tirem o foco do produto. Ele deve estar em fundo neutro. Se você pretende mostrá-lo sendo usado, essa foto deve ser a última;
  • variações: se a piscina estiver disponível em outras cores ou designs, essas opções devem ser contempladas pelas imagens;
  • zoom: compartilhe fotos bem próximas daqueles detalhes que fazem toda a diferença. Além de fotografar detalhes, use imagens de alta qualidade, que possam ser ampliadas;
  • descrição: todos os produtos devem ter descrições detalhadas de modo de uso, instalação, materiais utilizados e precauções.

Como você viu, um plano de marketing para indústria de piscina e lazer é fundamental tanto para apresentar o seu produto ao consumidor quanto para fazê-lo decidir no momento da compra.

Para que a sua empresa tenha um desempenho além do esperado, é fundamental contar com uma agência que já tenha experiência em estratégias de marketing digital para indústrias.

Você quer transformar a imagem digital da sua empresa? Que tal contar com quem entende de marketing para indústria de piscina e lazer? Entre em contato com a Great by Choice e fale com um especialista!

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