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Inbound Marketing: tudo o que você precisa saber

 

Quando você tem uma pergunta, o que faz para encontrar uma resposta? E para achar algum produto ou serviço? Pois é, nossa primeira alternativa é buscar no Google. Sabia que as empresas que aparecem nos primeiros resultados se dão melhor que as outras? Essa é uma das vantagens do Inbound Marketing!

Você já tinha ouvido falar desse termo? Ele representa uma das estratégias mais utilizadas pelas empresas que querem se diferenciar no mercado e entregar suas soluções para as pessoas certas. Certamente, é a melhor forma de fazer o marketing do seu negócio funcionar com alta performance.

O Inbound Marketing tem um custo baixo para implementar e sustentar, quando comparado a outras estratégias tradicionais, e contribui para um maior retorno sobre o investimento, especialmente quando se trata de geração de leads qualificados e alinhados com os produtos e serviços que você entrega.

Então, confira agora em detalhes tudo que envolve essa estratégia e o que realmente ela representa em termos de benefícios para as empresas!

O que é Inbound Marketing?

O Inbound Marketing é uma metodologia que utiliza vários elementos de marketing digital, como otimização para mecanismos de buscas, produção de conteúdo e gestão de mídias sociais para atrair interessados, convertê-los em leads e ajudá-los a percorrer os estágios da jornada de compra da sua empresa.

Você provavelmente está pensando que isso não parece novo. Quando o termo surgiu, por volta de 2006, já existiam táticas semelhantes, só que trabalhadas separadamente, como o marketing de conteúdo e o e-mail marketing.

Ao alinhar essas estratégias, o Inbound Marketing criou uma abordagem orientada por dados, que ajuda as empresas a medirem e otimizarem seus esforços, desde a atração de leads até o fortalecimento dos relacionamentos já existentes.

Em resumo: o Inbound Marketing não inventou a roda para ganhar espaço no mercado. Precisou apenas definir uma espécie de centro de comando para todas as ferramentas de marketing digital, criando um sistema para geração de receita escalável que colocou os clientes no coração da estratégia.

Para que serve o Inbound Marketing?

Vamos entender agora os dois principais objetivos ao investir em uma estratégia de Inbound Marketing.

Gerar leads de alto valor para seus negócios

O primeiro passo no planejamento de uma estratégia Inbound Marketing é criar personas baseadas em dados. Tratam-se de perfis específicos que representam o seu público-alvo e contemplam necessidades, objetivos e desafios.

Quanto melhor você entender suas personas, mais fácil será criar conteúdos para atraí-las e gerar conversões.

Na prática, esse trabalho envolve educação de mercado e pode ser uma alavanca para trazer leads devidamente alinhados com as soluções que a sua empresa oferece.

Para alcançar esse objetivo, um dos pilares é a criação de conteúdo. Gerar tráfego orgânico a partir disso custa bem menos que as ações de marketing tradicionais e pode aumentar significativamente o número de contatos que você possui.

Apoiar e melhorar a eficiência da sua equipe de vendas

Identificar um novo lead não é suficiente. É preciso nutrir o relacionamento e educar seus clientes em potencial, à medida que eles passam da consideração de que sua empresa pode resolver determinado problema deles para a tomada de decisão de compra.

O Inbound Marketing incorpora ferramentas de gerenciamento de leads e automação de marketing para atribuir pontos a seus leads com base no comportamento deles e acionar ações predeterminadas, como enviar um e-mail automático com conteúdos.

Enquanto tudo isso acontece em segundo plano, sua equipe de vendas pode se concentrar nos leads qualificados que estão prontos para serem convertidos em clientes.

Inbound Marketing

Quais são as etapas e como aplicar na prática?

O objetivo central do Inbound Marketing é atrair as pessoas interessadas no que a sua empresa oferece. Para isso, você produz conteúdo de qualidade que transforma esse interesse em leads e clientes. E essa é uma jornada que tem várias etapas.

Atrair

A primeira etapa passa por atrair as pessoas certas. Elas são seus clientes ideais, que buscam responder dúvidas ou problemas que possuem no dia a dia e tenham a ver com a sua empresa.

Saber informações demográficas, objetivos de vida e desafios pessoais ajuda a formar o perfil do seu cliente ideal. Você deseja atrair as pessoas mais próximas disso, porque elas são a base do seu negócio.

Pensando na jornada do cliente, essa é a etapa que se relaciona com a fase de aprendizado e descoberta. Ou seja, você utiliza os caminhos do Inbound Marketing para atrair o público, que vai descobrir mais detalhes sobre seu real problema.

Para fazer isso na prática, é preciso trabalhar com:

Blog

Os blogs são uma maneira básica de atrair as pessoas que você procura. Muitos dizem que é a base do Inbound Marketing. Eles são importantes para todo esse processo por vários motivos:

  • com as postagens do seu blog, você deve responder perguntas em uma linguagem compatível com o público e a empresa;
  • com as perguntas que você responde e as orientações que dá, seleciona quem é o alvo para a compra;
  • esse trabalho ajuda você a aprender mais sobre o seu público-alvo. Se a sua empresa publicar um conteúdo que seu público não gosta, ele dirá.

SEO

Chegamos à otimização para mecanismos de buscas ou Search Engine Optimization (SEO).

A regra geral para uma pessoa que seja comprar algo é acessar o mecanismo de pesquisa favorito e digitar o que deseja. Isso significa que você deve aparecer no topo dos resultados para seus possíveis clientes.

Mas como fazer isso? Para uma explicação mais aprofundada, você pode dar uma olhada no nosso Guia completo do SEO profissional.

Converter

Agora você está atraindo pessoas para o seu site. Qual é o próximo passo? Converter esses visitantes em leads!

Reconhecimento do problema e consideração da solução são os estágios da jornada de compra que se relacionam com a fase de converter.

O que você precisa é de mais informações sobre o seu público, como e-mail ou telefone. E as principais formas de conseguir isso são os formulários de contato.

Vender

Esse é o estágio em que você transforma os leads em clientes. Mas a forma como você atua nessa etapa mudará de acordo com o seu setor. A coisa mais importante a lembrar é que eles já forneceram suas informações de contato e, portanto, confiam em você. Assim, chega o momento de vender.

O que podemos entregar para tornar o momento da venda mais fácil é um passo a passo de como resolver o problema da busca inicial, se colocando como um guia, e não apenas como um vendedor. Entregue sempre uma solução para algo, e não apenas um produto ou serviço.

Fidelizar

Não é porque as pessoas fizeram a compra que você deve deixar de se importar com elas! É preciso continuar o processo para fidelizar seus clientes e contar com eles por muito tempo.

Depois que as pessoas compram, a probabilidade de elas voltarem é maior. Além disso, se você as impactar positivamente, elas podem se tornar divulgadoras da sua marca.

Que tal começar agora mesmo com Inbound Marketing?

É importante lembrar de um ponto sobre a estratégia de Inbound Marketing: o sucesso não acontece da noite para o dia, embora possamos encontrar exemplos de evolução muito rápidos.

Esse trabalho precisa ser consistente. Por isso, as empresas que realizam o gerenciamento de leads veem um aumento significativo nas suas receitas entre quatro e seis meses após o início da estratégia.

Então, não perca mais tempo! Entre em contato agora com a gente e veja como podemos ajudar você a alavancar os resultados por meio do Inbound Marketing, reduzindo os custos e atraindo as pessoas certas.

Comentários

  • 23 de julho de 2020

    Some truly superb info , Gladiola I noticed this.

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