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Guia completo do SEO profissional

É incrível quando pesquisamos por alguma informação e encontramos o que queremos saber no Google, não é mesmo? Mas, em muitos casos, os sites que você vê na primeira página não chegaram lá por acidente. Eles investiram em SEO profissional para ajudar a ferramenta de buscas a entender do que se trata o conteúdo.

Além disso, eles fizeram uma extensa investigação para descobrir como os usuários definem suas prioridades por assuntos específicos, para que pudessem otimizar suas páginas de acordo as intenções de busca.

Você já sabe quais os detalhes por trás desse trabalho de SEO profissional? Não se preocupe! Vamos apresentar um guia completo com o que é preciso saber sobre o assunto.

O que é SEO profissional?

Para começar a entender o que é SEO, precisamos dizer que essa é a sigla para Search Engine Optimization ou otimização para mecanismos de busca. Esse é o processo de melhorar um site de maneira a ajudá-lo a ficar melhor classificado nos resultados de pesquisa quando os usuários buscam por palavras ou frases específicas.

Caracterizada pelo baixo custo se comparada com o resultado que pode gerar e pelo forte trabalho de produção de conteúdo, essa é uma estratégia fundamental para o sucesso de qualquer projeto de marketing digital.

Em resumo, o trabalho de SEO profissional é sair do básico, buscando entender o que seu público busca, produzindo conteúdos de qualidade e entregando as respostas que ele precisa, de modo a aumentar a relevância da sua marca.

Quais as vantagens dessa técnica para uma estratégia de marketing digital?

Tudo bem, entendemos como o trabalho de SEO profissional funciona. Mas quais são os benefícios que essa estratégia pode trazer para uma indústria de piscinas e lazer? Conheça agora os principais:

Aumentar o tráfego no site

A pesquisa em sites como Bing, Yahoo! e, principalmente, Google é a principal fonte de tráfego na internet. Segundo o Search Engine Journal, cerca de 93% das visitas a páginas acontecem via mecanismos e resultados de buscas.

Para ajudar a aumentar o volume de pessoas que chegam até as suas páginas a partir dessas pesquisas, o SEO se concentra nos títulos e nas descrições que aparecem nos resultados.

Portanto, títulos e descrições com otimizações aumentam a taxa de cliques e, consequentemente, geram tráfego.

Gerar tráfego de qualidade

Uma das maiores vantagens do SEO é que essa é uma estratégia de Inbound Marketing que, diferentemente dos canais de publicidade tradicionais, se concentra em facilitar o caminho para que o público encontre você quando quiser informações.

Por ser mais centrado no cliente, o SEO profissional ajuda a gerar tráfego qualitativo, e não só quantitativo, para o seu site. Em vez de interromper os consumidores enquanto assistem TV ou ouvem rádio, esse trabalho envolve criar conteúdos úteis e tornar as informações essenciais mais acessíveis.

Então, quando os usuários com perfil ideal para comprar do seu negócio estiverem prontos para pesquisar algo relacionado ao seu setor ou às suas opções de um tipo específico de produto, eles poderão encontrá-lo por conta própria.

Isso não é apenas muito mais conveniente para os consumidores, mas também resulta em leads mais qualificados para você, o que tende a impactar na quantidade de vendas.

Fazer investimentos baixos

As classificações orgânicas do Google são baseadas inteiramente no que o algoritmo determina como os melhores resultados para qualquer consulta. Isso significa que, depois de você criar uma página que seja interpretada como adequada para direcionar os usuários, ela poderá continuar atraindo tráfego para o seu site por meses ou até anos.

Mas existe um detalhe importante: isso é conquistado sem nenhum custo adicional. Naturalmente, pesquisar e escrever conteúdos de alta qualidade requer um investimento. No entanto, depois que você alocar o valor inicial, não haverá gasto contínuo para atrair tráfego para seu conteúdo.

Claro, pode ser necessário atualizar a página dentro de alguns meses, dependendo da natureza do assunto. Você também pode precisar torná-la ainda melhor se seus concorrentes decidirem utilizar a mesma palavra-chave. Mas quando se fala em SEO profissional, seu lugar conquistado nos resultados de busca é gratuito.

SEO profissional

Ampliar o reconhecimento da marca

Um dos benefícios de obter classificações mais altas nos resultados de pesquisas é o aumento do reconhecimento da marca.

Quando seu site aparece na primeira página dos principais mecanismos de busca, principalmente o Google, é provável que seus clientes em potencial confiem na sua marca quando pesquisam um termo específico em vez de outras com pouca presença online.

É por isso que as pequenas empresas que desejam aumentar a conscientização sobre suas marcas devem investir em SEO e começar a melhorar suas posições nos principais termos relacionados aos seus negócios.

Qual a importância de mapear as palavras-chave?

Quando falamos de SEO profissional, precisamos destacar que as palavras-chave são uma das partes mais importantes do trabalho.

Desde o lançamento do algoritmo Hummingbird, em 2013, o Google passou a priorizar cada vez mais a intenção do usuário em relação aos termos que ele usa. Isso significa que é fundamental mapear o que o seu público busca.

Normalmente, as palavras-chave têm a ver com o seu mercado e os seus produtos e/ou serviços. Por exemplo, se você fabrica “piscina de vinil”, pode trabalhar termos como “piscina de vinil pequena”, “como limpar piscina de vinil” e “como fazer piscina de vinil”.

Pensando em selecionar as melhores palavras-chave para suas produções, você pode contar com ótimas ferramentas no mercado, como:

Com elas, você consegue buscar por termos específicos, identificar qual o volume médio mensal de buscas, qual a tendência nos últimos meses e qual seria a dificuldade para aparecer melhor colocado em relação aos concorrentes que já aparecem nos resultados.

As palavras-chave ajudarão a guiar toda sua estratégia de SEO profissional. Porém, ao incorporá-las nos seus conteúdos e nas suas páginas, procure ser natural e escrever de maneira que priorize sempre a intenção de busca do usuário.

Como fazer isso na prática?

Já entendemos quais os pontos mais importantes para o trabalho de SEO profissional. Mas como podemos fazer isso na prática? Basicamente, as otimizações são divididas em três tipos: estruturais, onpage e offpage.

  • estruturais: esse é o tipo de otimização que lida com a parte mais técnica das páginas. Para aparecer bem nos mecanismos de busca, é importante que o site tenha uma boa estrutura, com todos os itens indispensáveis para uma boa navegação;
    • exemplos: layout responsivo, URLs amigáveis, HTTPS ao invés de HTTP, velocidade de carregamento e sitemap;
  • onpage: já essa otimização é relacionada ao que você pode fazer ao longo dos conteúdos, ou seja, dentro das suas páginas;
    • exemplos: conteúdo, descrição, títulos, subtítulos, links e imagens otimizadas;
  • offpage: tão importante quanto, a otimização fora da página é o trabalho feito com parceiros e outros sites que fazem alguma referência para o seu por meio de links;
    • exemplos: backlinks, autoridade e taxa de rejeição.

Depois de conhecer os detalhes que fazem parte do trabalho de SEO, você já deve ter percebido que executar uma estratégia profissional exige uma série de cuidados, certo? Portanto, o ideal é contar com o apoio de especialistas no assunto, como os da Great by Choice.

Não perca mais tempo e comece a colher seus resultados de SEO! Entre já em contato com o nosso time!

Comentários

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