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Como utilizar redes sociais para a indústria?

O marketing digital engloba diversas plataformas do mundo online: site, blog, e, claro, redes sociais. Qualquer pessoa que tenha um perfil pessoal já visualizou páginas de empresas que oferecem produtos e serviços — muitas delas com um profissionalismo que até então só se via nos veículos de comunicação tradicionais. Mas como trabalhar redes sociais para a indústria?

O Brasil tem o nono maior parque industrial em escala global. Portanto, qualquer trabalho, incluindo o digital, deve ser feito com muita seriedade. Neste post, você entenderá como é possível utilizar redes sociais para a indústria. Confira!

Como trabalhar redes sociais para a indústria

Cada rede social tem as suas vantagens e pode ser trabalhada de maneira diferente. Veja como:

YouTube

Apesar de ser um tipo de rede social, o YouTube também é a segunda ferramenta de busca mais usada. Então, por que não utilizá-lo em uma estratégia de redes sociais para a indústria?

Vídeos institucionais já são comuns no mundo corporativo. Você pode usar o YouTube para divulgar os seus para os públicos externos. É possível mostrar as suas instalações e a linha de produção por meio da plataforma, por exemplo.

Assim, os seus futuros parceiros terão uma ideia de como a sua indústria funciona.

LinkedIn

O LinkedIn é uma rede social voltada para profissionais. É possível procurar emprego, estimular o networking e seguir empresas. Portanto, indústrias também podem se beneficiar dele.

Além dos tradicionais posts que você pode escrever na linha do tempo (como ocorre no Facebook), o LinkedIn conta com um espaço chamado Pulse, que permite que os usuários escrevam sobre as suas especialidades. Quando bem aproveitado, ele pode ser uma forma inteligente de transformar a sua indústria em autoridade no segmento dela.

Quando estudamos sobre funil de vendas e jornada do cliente, entendemos que os primeiros conteúdos não precisam citar a empresa, mas sim informar e educar sobre o segmento dela. Isso também se aplica ao trabalho de redes sociais para a indústria.

Se você deseja se apresentar como autoridade no seu segmento, pode usar a ferramenta para compartilhar informações interessantes sobre ele. Dados, gráficos, notícias com linguagem jornalística e até instruções no formato de blog post são permitidos pelo Pulse. Você só precisa trabalhar o tom de voz para que todos os textos sigam a mesma linha editorial.

Além do alcance orgânico, o LinkedIn trabalha com promoção paga por meio do LinkedIn Premium, que conta com ferramentas para gerar e alcançar potenciais clientes, além de auxiliar no recrutamento de novos profissionais para a sua indústria.

Facebook

A principal rede social de Mark Zuckerberg continua sendo a mais popular no mundo, com 2,3 bilhões de usuários ativos — 130 milhões deles só no Brasil. Portanto, para quem deseja investir em redes sociais para a indústria, ter e atualizar uma página no Facebook é quase tão importante quanto criar um site.

Da mesma forma que no LinkedIn, você pode publicar posts não apenas sobre a sua indústria, mas a respeito do seu segmento. O detalhe é que será necessário ser muito mais sucinto, já que publicações no Facebook prendem mais pelo aspecto visual do que pelo textual.

Outro fator importante é que o Facebook tem a sua própria plataforma de vídeo. Isso porque a intenção dessa rede social é manter o usuário cada vez mais tempo online nela. Então, o preferível é que você poste um vídeo diretamente na plataforma, em vez de compartilhar outro que já está salvo no YouTube.

Instagram

O Instagram é uma rede social bastante visual, mas o espaço para legendas pode ser trabalhado em sua estratégia de marketing. Além de publicar fotos e curiosidades sobre o funcionamento da sua empresa, você pode usar ferramenta stories para mostrar um pouco do dia a dia de uma indústria.

Essa rede social também permite que você faça transmissões ao vivo e converse com potenciais clientes que mandam mensagens privadas. Na criação de uma estratégia de redes sociais para a indústria, o Instagram se destaca por oferecer diversos recursos interessantes.

Outra vantagem é que você pode modificar o seu perfil de pessoal para comercial. Dessa forma, é possível analisar o andamento dos seus posts, a interação das pessoas, os picos de movimentação, as postagens mais populares e muito mais.

Ferramentas de impulsionamento

Muitos usuários já perceberam a queda no alcance e no engajamento das postagens de algumas redes sociais. Embora Zuckerberg alegue razões nobres, o provável é que seja uma forma de “forçar” empresas a usarem as ferramentas pagas de criação de anúncios e impulsionamento de posts.

O Facebook Ads é uma ferramenta de impulsionamento de posts com base nas informações do seu público-alvo. Além de atingir esse grupo, ele envia o seu anúncio a pessoas com características próximas, ampliando o espectro de potenciais clientes.

O Instagram Ads segue o mesmo princípio. Os posts que você deseja promover serão exibidos para usuários com perfil parecido ao do seu potencial cliente.

Personas

Na hora de desenvolver um trabalho de redes sociais para a indústria, é necessário pensar tanto em B2B (business to business) quanto em B2C (business to client). Isso significa que você falará tanto com as empresas que vendem o seu produto quanto com os clientes finais dele.

Não há necessidade de criar redes diferentes para falar com as as duas personas. No entanto, é preciso ter postagens para ambos.

O ideal é que o tom de voz seja o mesmo, para que não haja dissonância no discurso. Você pode falar com duas pessoas diferentes e, mesmo assim, não perder a sua identidade. Lembre-se disso durante o trabalho!

Os posts voltados para empresas devem falar da sua escala de produção, das matérias-primas e do produto em si. Já os clientes finais podem ler curiosidades sobre a indústria, dados importantes sobre o segmento e até entender o que fazer com base no que você produz.

Entendeu como é possível trabalhar com redes sociais para a indústria? Então, conte com a parceria de uma agência de marketing especializada no segmento industrial. Entre em contato com a Great by Choice e converse com um especialista!

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