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Como fazer marketing industrial para motores, filtros e bombas para piscinas?

Como fazer marketing industrial para motores, filtros e bombas para piscinas?

O marketing industrial é um conjunto de estratégias focado em ações de empresa para empresa. Isso quer dizer que as técnicas não são voltadas para impactar o consumidor final, mas sim outros negócios.

Quem produz motores, filtros e bombas para piscinas, por exemplo, pode se beneficiar desse tipo de marketing. Isso se justifica porque as indústrias quase sempre vendem para outras companhias que oferecem soluções em seus segmentos.

Para que você entenda mais sobre esse assunto, listamos as principais questões que os empresários da área têm acerca do tema. Siga a leitura e entenda como fazer marketing industrial para motores, filtros e bombas para piscinas!

O que é o marketing industrial e por que ele é importante?

Como explicamos, o marketing industrial é aquele que envolve duas empresas. Ele também é conhecido como B2B, sigla que significa Business to Business, ou seja, “de negócio para negócio”.

Dificilmente uma pessoa que tem uma piscina em casa instalará motores, filtros e bombas por conta própria, por exemplo. É bem provável que ela contrate uma empresa que oferece serviços nessa área.

De tal maneira, uma indústria que fabrica filtros, motores e bombas terá muito mais sucesso se direcionar o seu marketing para empresas que prestam serviços na área de piscinas. Afinal, é esse o seu público de maior potencial.

Além disso, as empresas têm uma necessidade de compra que geralmente é maior que a das pessoas físicas. Quem tem uma piscina em casa vai comprar apenas uma unidade de motor, por exemplo. No entanto, uma empresa que revende e instala essa peça pode necessitar de dezenas para ter em estoque.

Quais são os benefícios do marketing industrial?

Dentro de uma estratégia de marketing digital, o investimento em ações de marketing industrial pode trazer muitos benefícios para as companhias. Observe, a seguir, os principais deles!

Ajuda a construir parcerias duradouras

Como comentamos, quando se investe em marketing industrial, o foco será na venda para outras empresas.  No caso da área de piscinas, essas companhias têm a necessidade de comprar itens como motores, filtros e bombas com frequência.

Se os compradores perceberem que você vende produtos de qualidade e presta um bom atendimento, certamente voltarão a comprar em diversas outras oportunidades. Ou seja, você construirá uma parceria duradoura com eles.

Melhora o ROI

O retorno sobre o investimento (ROI) também melhora quando se pratica o marketing industrial. Na prática, isso também se justifica pelo alto poder de compra que as empresas têm, quando comparado ao de pessoas físicas.

Assim, o investimento em ações de marketing trará mais resultados, fazendo com que você tenha um ROI mais satisfatório para o seu negócio.

Potencializa o alcance da marca

Ao investir em estratégias B2B, você aprenderá sobre as diferenças entre vender para empresas e vender para consumidores. Dessa maneira, potencializará as ações de comunicação do seu negócio.

O alcance da marca também será maior, uma vez que você saberá em qual canal mais vale a pena investir. De nada adianta anunciar em um programa de TV, por exemplo, se quem vai comprar o seu produto não consome esse tipo de mídia.

Como fazer marketing industrial para motores, filtros e bombas para piscinas?

Afinal, como fazer marketing industrial para motores, filtros e bombas para piscinas?

Entendeu o conceito e os benefícios do marketing industrial para motores, filtros e bombas para piscinas? Agora, você deve estar se perguntando sobre como executar essa estratégia na prática.

Criamos um passo a passo que pode ser seguido. Acompanhe!

Identifique a sua persona

Persona é o nome dado a um personagem semifictício que representa o comprador ideal de uma empresa. Ela deve ser construída com base em pesquisas e conhecimentos que a companhia já tem em relação ao seu público.

Quando falamos em marketing industrial, porém, é importante destacar que uma persona não pode ser uma empresa! Ela necessita ser embasada em uma pessoa real, com gostos, necessidades e anseios.

Alguém que trabalha no departamento de compras de uma empresa que oferece soluções para piscinas, por exemplo, pode ser a persona do seu negócio.

Descubra as redes sociais utilizadas por ela

O marketing digital se utiliza de diversos canais online para impactar os potenciais clientes. Portanto, depois de identificar a sua persona, convém verificar quais são as redes sociais que ela mais utiliza.

Se for identificado que o seu público está bastante presente no LinkedIn, por exemplo, é interessante investir mais em ações para essa rede social.

Aposte em mídias pagas

Ao fazer o marketing industrial para indústria de motores, filtros e bombas para piscinas, é interessante apostar em anúncios. Algumas redes sociais, como o Facebook e o Instagram, disponibilizam meios para que você impulsione as suas publicações.

De tal forma, mais pessoas são impactadas e, assim, as chances de fazer bons negócios na internet crescem de maneira considerável. Além disso, os anúncios podem ser direcionados para usuários que têm perfis similares ao da sua persona.

Gere tráfego orgânico

Também é interessante gerar tráfego orgânico, principalmente em buscadores como o Google. O objetivo é fazer com que a sua empresa apareça nas primeiras posições dos resultados de busca, quando os usuários pesquisarem por palavras-chave relacionadas à indústria de motores, filtros e bombas para piscinas.

Para conquistar esses resultados, o recomendável é investir em marketing de conteúdo. Trata-se de uma estratégia em que se produz materiais relevantes, como artigos para blogs, trabalhando com assuntos interessantes e, ao mesmo tempo, introduzindo palavras-chave e usando técnicas avançadas de escrita para a internet.

Pense no pós-vendas e no relacionamento

Também é importante pensar na experiência do consumidor, depois de ele comprar da sua empresa. As estratégias de pós-vendas e relacionamento incluem pesquisas de satisfação, atendimento em diversos canais, nutrição com conteúdos para que o cliente siga em contato com a companhia etc.

Saber como fazer marketing industrial para motores, filtros e bombas para piscinas é relevante para que o seu negócio tenha mais lucratividade. Esperamos que nosso artigo contribua para o seu aprendizado nesse sentido.

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